logo
65 3261-1138 / 65 3261-1736 / 65 99935-6670
Ouvidoria Municipal (65) 9 9986 5098
Segunda a Sexta-feira: 7h as 11h e 13h as 17h

Gratidão e reconhecimento marcam a Páscoa do Serviço de Convivência ofertado pelo Cras.


Por ASSESSORIA

Gratidão e reconhecimento marcam a Páscoa do Serviço de Convivência ofertado pelo Cras.

     Em razão das medidas de distanciamento social e cuidados impostas pela pandemia de covid 19, as atividades do CRAS e da Secretaria de Assistência Social foram adaptadas para garantir que haja participação e atendimento aos usuários de modo que todos se mantenham em segurança.  Essa adaptação também foi feita no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes que vem ocorrendo na modalidade remota, mas de maneira bastante interativa e preservando seus principais objetivos.  
Na última semana uma das atividades mobilizou bastante o grupo, e seu resultado teve desdobramentos muito significativos. A "Troca de Gostosuras", consistiu em presentear com ovos de chocolate cada criança e adolescente participante, mas não só isso. Para receber o ovo, a criança ou adolescente foi incentivado a encontrar um meio para homenagear ou agradecer aos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente do enfrentamento a Covid-19. As expressões foram das mais ricas e variadas: cartas, desenhos e frases motivacionais, todas elas externando reconhecimento e gratidão. 


     Em momento posterior os materiais produzidos pelas crianças e adolescentes foram organizados em cartazes e entregues pelas profissionais do CRAS e Secretaria de Assistência Social aos profissionais da saúde que atuam no Centro de Covid da nossa cidade. 
O momento foi marcado por surpresa e emoção, e todos os profissionais que estavam presentes se mostraram agradecidos. 
A proposta proporcionou grande interação entre os membros da família pois todos se envolveram na realização da  atividade . 
Inclusive houve uma mãe que aproveitou o espaço para agradecer o tratamento humanizado que recebeu no Centro de Covid no período que foi acometida pela doença. Em sua carta, ela relatou, também, o medo de perder a vida e deixar as filhas desamparadas. 
A equipe técnica do CRAS avaliou que a atividade cumpriu seu objetivo já que promoveu a interação entre os participantes fortalecendo os vínculos familiares e comunitários. Além disso, possibilitou reflexão sobre a realidade social e a capacidade de expressão das crianças, adolescentes e suas famílias. Por fim, destacou o sentimento de pertencimento social, de solidariedade e compaixão que foram fortemente despertados nas pessoas envolvidas durante a construção da atividade.

Ver resultado

Qual o seu nível de satisfação com essa página?